INSS convoca 4,3 milhões beneficiários para prova de vida: veja quem precisa fazer

Foto: Henry Milleo/ Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está convocando mais de 4,3 milhões de beneficiários para fazer a prova de vida anual. Todos os chamados, que são pessoas com dados não localizados, precisam fazer a prova.

Todos os benefícios ativos do INSS de longa duração precisam da prova de vida anual. São exemplos, aposentadorias, pensão por morte e benefícios por incapacidade.

Atualmente, o INSS realiza a comprovação de vida dos beneficiários através da consulta em banco de dados. O número de convocados diz respeito a pessoas que o instituto não conseguiu localizar nas bases.

Foram notificados até os beneficiários que fazem aniversários nos meses de janeiro, fevereiro e março — que estão há mais de 12 meses sem realizar a prova de vida.

A convocação mais recente é daqueles nasceram em março, cerca de 1,2 milhão de pessoas.

A notificação é feita via aplicativo “Meu INSS”, pela Central 135, e/ou notificação bancária informando que a prova de vida ainda não foi efetivada.

Os segurados que receberem a notificação devem procurar o Meu INSS ou o banco onde recebem o benefício para fazer a comprovação.

Não havendo a prova, o pagamento do benefício poderá ser bloqueado. Neste período, o segurado pode realizar a prova de vida no aplicativo ou site Meu INSS, rede bancária ou se dirigir a uma agência do INSS.

Fonte: CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solverwp- WordPress Theme and Plugin