O galpão de 214m2 onde foi instalada a fábrica de barras de frutas e cereais da Coopaita – Cooperativa dos Produtores de Abacaxi de Itaberaba, está abandonado há mais de sete anos.
No Galpão funcionou durante um mês, uma fábrica que visava gerar emprego e renda aos moradores de Iaçu e iria reforça com a agroindústria no município. Hoje o que se vê é um Galpão com uma estrutura totalmente sucateada, mato alto e trazendo preocupação, visto que animais peçonhentos estão tomando conta do local.
De acordo com um morador, o local ainda é usado durante a madrugada por usuários de drogas, que trazem medo e insegurança a moradores do local. Além do lixo e matos, a pouca iluminação assusta a população que vive ao lado do terreno ou precisa passar por ele durante a noite.
ENTENDA O CASO:
No dia 05 de setembro de 2015, o ex Governador Rui Costa juntamente com o secretário estadual de Desenvolvimento Rural na época Jerônimo Rodrigues, hoje atual Governador da Bahia, inaugurou uma fábrica de barras de frutas e cereais no município de Iaçu.
A Fábrica foi destinado a pequenos produtores ligados à agricultura familiar, o galpão multifuncional no município contou com investimentos de R$ 508 mil e tinha como objetivo beneficiar cerca de 100 famílias de pequenos produtores rurais da cadeia produtiva do abacaxi, caju, banana e outras frutas na região, após ser inaugurada, depois de algumas semanas a fábrica fechou e está sem funcionar até hoje.
Resposta para vários jovens que a cada dia vão embora de Iaçu, a falta de geração de emprego e renda para a nossa juventude. Se essa fábrica, estivesse funcionando, vários jovens estariam empregados.
VISITA DO GOVERNADOR EM IAÇU:
O governador Jerônimo Rodrigues estará, em Iaçu, às 9h desta segunda-feira (14), inaugurando unidade conjugada da Segurança Pública, que sedia a Delegacia Territorial e o Pelotão da Polícia Militar do município. De acordo com informações da Secretaria de Comunicação da Governo do Estado, enviado ao site Iaçu Notícias, durante a visita, Jerônimo também vai entregar o Colégio Municipal Niva Santos Costa, recuperado por meio de um convênio com a Prefeitura, e dará por entregue dois trechos de rodovias recuperadas, totalizando cerca de 10 quilômetros.