A eleição que acontece a cada quatro anos, conta com a participação dos eleitores ativos do município. “Quem elege os novos suplentes para o Conselho Tutelar são os próprios eleitores de Iaçu. Contamos com a participação da população neste importante processo democrático. É importante ressaltar que a votação acontece no dia 01 de outubro, é preciso levar um documento com foto”, explica Fernanda.
>> Sobre Fernanda
“Sou moradora de Iaçu,meus pais são agricultores, estou cursando Pedagogia na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tenho 27 anos de idade e sempre tive atenta as causas sociais além de ter muito contato com crianças, por este motivo me candidatei à conselheira tutelar, com intenção de lutar pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes de nosso município.”
>> O que faz um Conselheiro tutelar?
A profissão de conselheiro tutelar surgiu a partir de determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 1990. Sua responsabilidade é promover a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, investigando denúncias de abuso desses direitos e determinando medidas para coibi-las. Além disso, o conselheiro tutelar pode assessorar o poder público na elaboração e implementação de medidas que visem ao fortalecimento da proteção à infância e à adolescência.
>> Quem compõe o conselho tutelar?
Segundo a legislação nacional, para ser conselheiro é necessário ter mais de 21 anos, residir na cidade onde se pretende atuar e possuir reconhecida idoneidade moral. O conselho é composto por cinco pessoas que são escolhidas por meio de eleição na cidade.