IAÇU: Tempo de Vereadores no celular chama atenção durante sessões, confira

Todo mundo sabe que celular facilita a vida de qualquer pessoa, seja com aplicativos de banco, redes sociais e troca de informações em tempo real. Mas será que deixar de usar o aparelho por duas horas poderia causar tanto estrago na vida dos vereadores de Iaçu?

Pois basta olhar as fotos ou assistir à transmissão ao vivo das sessões através pelo Facebook para perceber que os parlamentares vivem com o celular na mão. Muitas vezes se perdendo nos ritos por estarem distraídos com o telefone.  

Um exemplo foi na sessão de segunda-feira (15), o vereador Neto da Cerâmica falava sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) à Mesa Diretora. Apesar do assunto importante, os vereadores estavam mais preocupados com o celular do que prestar atenção na sessão. Na imagem mostra o Vereador Piriri (DEM) conversando por ligação, do outro lado o Vereador Raimundo da Cerâmica (PDT) trocando mensagens nas redes sociais.

O Fato que chamou mais atenção foi do vereador Van de Tonha (DEM) o qual dificilmente faz o uso da palavra nas sessões e estava o tempo todo ao celular. A sessão da Câmara ocorre uma vez na semana e nesta segunda-feira (15) durou apenas 36 minutos.

A sessão analisada pelo Iaçu Notícias aconteceu durante os 36 minutos da sessão, mas a equipe do site já vinha observando com a população os vereadores a todo tempo no celular. Nas sessões anteriores é nítido ver um vereador discursando enquanto os demais colegas conversavam e riam sem prestar atenção. Claro que entre a quase obrigatória leitura das redes sociais. Facebook, Instagram e WhatsApp eram mais importantes. E para isso vale qualquer tática. Uma delas é encaixar o celular no aparador da mesa. A artimanha esconde o aparelho quando os parlamentares estão sentados. Tornando livre a distração. 

Um internauta através das redes sociais chegou a comentar sobre o assunto, “Eu já fui três vezes na sessão. E fiquei impressionado o quanto eles vivem no celular. Eu não deixo meu filho levar o celular dele para sala de aula, e na sessão da câmara você percebe que parece ser mais importante atender o telefone e mexer no celular do que assistir e participar da sessão”, finalizou.

Parece que os vereadores não fogem à regra do restante dos brasileiros que, segundo estudos, passa mais de três horas por dia usando o celular. A média colocou o País em quinto lugar no ranking global de tempo dispendido com o aparelho. 

O dado é do relatório Estado de Serviços Móveis, elaborado pela consultoria especializada em dados sobre aplicativos para dispositivos móveis App Annie, considerando um dos mais completos do mundo.  

Indo na contra-mão dos vereadores de Iaçu, o ex presidente Jair Bolsonaro (PSL), durante seu mandato adotou regra na qual proibiu o uso do aparelho durante reuniões ou despachos com ele. O confisco dos aparelhos é uma medida de proteção usada não só em seu gabinete, mas em todas as reuniões das quais tem participado. Proteção não só contra vazamentos, mas também para evitar distrações como as do Legislativo municipal.

Confira o vídeo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solverwp- WordPress Theme and Plugin