Nessas últimas semanas, empresários, vereadores e comerciantes juntamente com a população tem cobrado satisfações e levantado questões como e qual motivo a Casa Lotérica de Iaçu estaria fechado.
Na Sessão da Câmara nesta segunda-feira, dia 03/04, o vereador Gil Sampaio (PSD) ressaltou que a população vem sofrendo a um bom tempo sem uma Lotérica no município, que quando faz cobranças a Caixa Ecônomica Federal diz que existe uma dívida a qual impede de ser aberta outra Casa Lotérica em Iaçu.
O Vereador Gil Sampaio ainda durante a sessão disse que ” O povo de Iaçu não é responsável pela irresponsabilidade de quem criou a dívida que fechou a Casa Lotérica”.
O vereador Babau (MDB) questionou o fechamento da casa lotérica “Quem deve tem que pagar” e solicitou que o prefeito Nixon Duarte se interceda junto a Caixa Ecônomica Federal e aos Orgãos Competentes.
Na condição de permissionária da Caixa, as lotéricas prestam diversos serviços em nome da empresa pública federal, tais como recebimentos de contas e de convênios, comercialização de loterias, recebimento de boletos, depósitos e saques em contas de clientes do banco.
Além desses serviços, as lotéricas também realizam pagamentos de benefícios vinculados a programas sociais, que são efetivados a partir de adiantamento realizado pela CEF. A partir do ajuste entre pagamentos e recebimentos do dia, é feito o acerto contábil, e as sobras devem ser devolvidos à CEF, por meio de depósito em conta específica para esse fim.
O Site Iaçu Notícias tentou contato com o Gerente da Caixa Ecônomica de Itaberaba mas até o fechamento da matéria, não obteve retorno.